Patria Real Estate

História

A área de Real Estate iniciou suas atividades em 2003, em uma empresa do grupo Credit Suisse, com o objetivo de prover aos investidores alternativas de investimento no mercado imobiliário por meio de estruturas e instrumentos sofisticados do mercado de capitais.

Em 2023, após a aquisição do grupo Credit Suisse pelo UBS, iniciou-se o processo de venda da área de Real Estate, responsável pela prestação dos serviços de administração e gestão dos fundos de investimento imobiliários (FIIs). Em 2024, o grupo Credit Suisse celebrou contrato com o Patria Investimentos para a alienação das operações da área de Real Estate, incluindo a transição dos profissionais.

Os cotistas reunidos em assembleia geral que se encerrou em maio de 2024 aprovaram a transferência das atividades de gestão ao Patria Investimentos e de administração ao Banco Genial, sendo certo que o time de gestão do Patria Real Estate é composto essencialmente pelos mesmos profissionais que prestavam tais serviços no grupo Credit Suisse.

Atualmente, o Patria Real Estate gere 7 (sete) FIIs voltados para os segmentos comercial (escritórios e imóveis corporativos), logístico e industrial, renda urbana, de recebíveis imobiliários e fundo de fundos.

 

Estrutura

Atualmente, o Patria Real Estate gere FIIs voltados para os segmentos comercial (escritórios e imóveis corporativos), logístico e industrial, renda urbana, de recebíveis imobiliários e fundo de fundos. Ainda, faz a gestão de mais de 180 ativos imobiliários e aproximadamente 400 locatários, e seus fundos têm mais de 900.000 cotistas.

Para isso, os times do Patria Real Estate possuem características específicas a atender a gestão dos fundos. Juntos possuem mais de 500 pontos de interações externas com um relacionamento de longo prazo, principalmente, com cotistas, locatários, prestadores de serviços, órgãos regulamentadores, parceiros desenvolvedores, intermediadores de aquisição e vendas, casa de análise, outras casas de gestão imobiliária e de fundos de investimento.

A área está estruturada em 7 (sete) equipes voltadas a atender exclusivamente os FIIs, organizadas em time de investimento, locação, engenharia, crédito, ativos líquidos, controladoria e relação com investidores:

– Time de investimentos: Prospecção, originação, análise, estruturação e aquisição de novos ativos imobiliários;

– Time de locação: Relacionamento e manutenção dos atuais locatários. Prospecção, originação, análise de novos inquilinos para a carteira imobiliária;

– Time de engenharia: Gestão e manutenção da qualidade dos ativos imobiliários. Diligência técnica de aquisição, desenvolvimento de novos ativos, controle dos condomínios e atendimento técnico aos inquilinos;

– Time de crédito imobiliário: Prospecção, originação, análise, estruturação e monitoramento dos créditos imobiliários;

– Time de ativos líquidos: Análise, monitoramento, negociação e ativos líquidos. Análise de mercado micro e macro econômico voltados aos fundos imobiliários;

– Time de controladoria: Controle das operações dos fundos. Relacionamento e atendimento aos orgãos regulamentadores;

– Relacionamento com investidores: Atendimento e relacionamento com investidores e casas de análises.

 

Vantagens Competitivas

  1. Transparência

Todas as movimentações nos fundos, pautadas por teses de investimento, são submetidas ao Comitê de Decisão do Patria Real Estate, buscando conciliar oportunidades que sejam atrativas e transparentes para os investidores.

  1. Gestão Profissional

A equipe é composta por gestores com histórico relevante, ampla experiência no setor imobiliário e significante track record. A combinação de experiências complementares dos gestores contribui para uma análise criteriosa de oportunidades em que prevalece uma visão fundamentalista e de longo prazo com investimentos táticos pontuais.

  1. Qualidade dos Ativos

As carteiras dos FIIs são compostas por imóveis de alto padrão estrategicamente localizados e/ou por CRIs com garantia real de imóvel. Além disso, a maioria dos imóveis são de classe A e contam com grandes locatários.

  1. Credibilidade

Os fundos são geridos pelo Patria Investimentos, uma gestora global de ativos alternativos com expertise setorial e líder de mercado na América Latina. A administração dos fundos é feita pelo Banco Genial, que por sua vez, possui time técnico voltado a administração de FIIs, com mais de 60 profissionais nas áreas jurídica, contábil, fiscal e de compliance, além de modelo de atendimento dedicado.